Balão intragástrico: Mitos e Verdades com Dr. Sérgio Barrichello

 

  •  O que é o balão intragástrico?

 
O balão é uma esfera de silicone que é colocada no estômago do paciente por endoscopia e insuflada com liquido ou com ar. O balão está numa capsula bem apertada o que permitirá que passe pela garganta sem problemas.

  • Qual é o melhor balão, o de ar ou de líquido?

 
Após alguns anos de experiência e de relatos de literatura e colegas médicos, chegamos a conclusão que o balão preenchido com líquidos é mais efetivo e seguro. Junto com o liquido é colocado um corante chamado azul de metileno que tinge a urina caso haja algum vazamento, alertando a equipe para troca ou retirada do acessório, isso não ocorre com o balão preenchido com ar, já que não teríamos nenhum marcador para nos avisar se vazou ou não… Além disso o peso do liquido promove uma sensação de saciedade mais intensa no paciente e relatos mostram que a diminuição do apetite também é mais marcante, o que otimiza o tratamento.

  •  Para quem está indicado o balão?

 
O balão esta indicado para pessoas com IMC acima de 27, ou seja, pessoas que estão 12 , 15 Kg acima do peso já são candidatas a passagem do balão. A indicação desse tratamento não esta limitada a super obesos como pacientes pré cirurgia bariátrica , ou pacientes com IMC naior que 30. Hoje a maior parte dos pacientes tem IMC de 27 a 32.

  •  O balão poderá estourar?

 
Quando falamos estourar logo pensamos em uma explosão… Isso não acontece a não ser com um impacto muito violento, mas nesse caso certamente existirão lesões graves em todo o corpo, sendo o balão uma preocupação secundária. O que pode ocorrer é um vazamento ocorrido principalmente devido a um defeito de fabricação, caso isso aconteça é só nos comunicar que será procedida a troca do balão se estiver ainda no período de garantia dos fabricantes que gira em torno de 6 meses.

  • Se vazar é uma emergência?

 
Na realidade não se trata de uma emergência e sim uma urgência . Imagine que caso vaze isso acontecerá por um pequeno furo e o tempo para que se esvazie por completo é muito longo na maioria dos casos. Portanto se você fez o procedimento com um profissional responsável, assim que você reparar a mudança na coloração da urina, entre em contato com o médico ou sua equipe, que a troca será agendada precocemente mas sem medo ou desespero !

  • Quais os riscos do tratamento com o balão intragástrico?

 
Esse é um procedimento muito seguro com taxas de complicações baixíssimas… O balão existe a mais de 20 anos, portanto a literatura nos mostra casos dos mais diversos e com gravidades variáveis. Existem relatos de lesões sérias no trato gastrointestinal como perfurações que levaram a cirurgias, complicações na anestesia, etc… O que ocorre é que durante esse tempo o material do balão, assim como sua forma, os acessórios dedicados a esse procedimento e principalmente os médicos evoluíram muito! Hoje praticamente não existe relatos de complicações maiores, aqui em São Paulo são passados centenas de balões por mês e as complicações relatadas são as já bastante conhecidas como o mal estar nos primeiros dias pós procedimento…

  • Se furar pode migrar para o intestino?

 
Na realidade sim, entretanto com o balão de líquido é muito difícil , já que logo o fato é detectado devido a coloração da urina e esse balão é retirado ou trocado… Se migrar na maioria dos casos é necessário cirurgia.

  • E a anestesia?

 
A colocação geralmente é feita com sedação muito próximo da que é usada em endoscopia nos laboratórios comuns… A retirada recomenda-se fazer com uma anestesia um pouco mais pesada e com proteção de vias aéreas, isso significa que você terá algum acessório que proteja seu pulmão contra aspiração do conteúdo sujo que vem junto quando retiramos o balão. Isso é muito importante pois além de facilitar a para a equipe, dá uma segurança muito maior ao paciente, evitando possíveis pneumonias aspirativas e intercorrências durante o procedimento… A segurança do paciente vêem em primeiro lugar, e complicar o que é super simples não vale, né?! Assim a retirada é feita em cerca de 15 minutos e como a colocação o paciente vai embora para sua casa em poucas horas.

  •  Onde é colocado o balão intragástrico?

Não há duvidas que o ambiente hospitalar é o mais indicado… A presença de um médico anestesista é fundamental! Como dissemos antes: para que complicar o que é extremamente simples, né?!! Fazer em clinicas que tenham o suporte necessário não contraindica o procedimento.

  • Como escolher o profissional?

 
É extremamente importante que o médico tenha o título de especialista da Sociedade Brasileira de Endoscopia ( SOBED), pois só ele pode freqüentar o curso que é recomendado para todos os médicos endoscopistas que desejam fazer o procedimento. Outra coisa muito importante é que o médico seja acessível, ou seja, quando você ligar ele atenda! Ser líder de uma equipe multidiciplinar com nutricionista, psicólogo, preparador físico, também faz toda a diferença…

  •  A equipe multidiciplinar é importante?

 
É simplesmente fundamental!!! Sem ela o tratamento provavelmente não funcionará adequadamente!

  •   Posso ficar quanto tempo com o balão?

 
O fabricante dá garantia de 6 meses, portanto essa é a base do tratamento. Nada impede de prolongar um pouco mais, entretanto tudo deve ser decidido pelo médico e seu paciente!

  • Posso colocar outro balão após a retirada do primeiro?

 
Sim. Costumamos orientar 3 meses de repouso da mucosa gástrica para novo procedimento.

  •  Como é esse mal estar dos primeiros dias?

 
Geralmente inicia-se no dia logo após a passagem ou mesmo algumas horas após… Os sintomas mais comuns são náuseas, vômitos e dor de estômago. Eu sempre digo que 10% demonstram problemas intensos; 10% não sentem absolutamente nada; e 80% apresentam algumas náuseas e algum desconforto que são controlados com a medicação via oral preconizada para o Pós procedimento. Nada comparado com cirurgias e/ou afins.
Seguir as orientações e tomar as medicações corretamente faz toda a diferença!! A maioria dos pacientes que passam na quinta ou sexta-feira por exemplo, na segunda estão nas suas atividades normais! Alguns pacientes sentem-se cansados e desmotivados na primeira semana, justamente pela diminuição abrupta da dieta, isso melhora logo…

  • E os exercícios físicos?

 
Caminhadas são recomendadas já nos primeiros dias, mas atividades mais intensas é prudente recomeçar aos poucos e sempre depois da primeira semana que ainda mantém-se dieta líquida.

  • E durante o tratamento?

 
Os sintomas melhoram por completo na maioria dos casos logo após os primeiros 15 dias, entretanto, apesar de raro, alguns pacientes podem ter náuseas e desconfortos ocasionais durante a estada com o balão que são contornados quase em sua totalidade com medicações e modificações na dieta. A vida deve seguir normal, exercícios físicos, viagens e lazer devem ser estimulados. Qualquer sintoma alem do habitual deve ser comunicado ao seu médico…

  • O que posso esperar de perda de peso com o balão intragástrico?

 
Hoje podemos dizer que a média de perda é de 15 a 20% do peso corporal. Esses valores variam muito de acordo com a força de vontade do paciente e a disponibilidade que ele oferece para cuidar dele mesmo. Temos pacientes que perderam 40 Kg e outros que perderam 10!

  • E depois de retirar?

 
Após a retirada do balão você entrará numa fase de readaptação que deverá ser sempre acompanhada de perto por um nutricionista. Anatomicamente nada muda… Seu estômago devera estar do mesmo tamanho. O que muda é que você estará cerca de 20 Kg mais magra(o), se alimentando com qualidade e na quantidade necessária para se manter bem, suas roupas estarão 3 , 4 números menores, estara vivendo uma vida mais saudável, fazendo exercícios físicos regulares, a quantidade de gordura em seu corpo será menor, que ajudara na diminuição da ânsia de comer… Em fim, você estará magro ou próximo disso, basta viver como tal para manter-se magro por longos períodos!!! Nenhum método te garante uma manutenção permanente do peso! Nem mesmo a cirurgia bariátrica o pode fazer já que cerca de 10 a 15 % dos pacientes operados voltam a ser super obesos em torno de 5 anos… O que manterá o paciente magro é a força de vontade, reeducação alimentar e mudanças no estilo de vida!

Comentários:

 
O balão é um método muito seguro e efetivo. Não existe milagre há sim um equilíbrio entre ingesta alimentar e gasto de energia. É muito importante fazer o procedimento em seu tempo, naquele momento que se sinta preparado e esteja querendo verdadeiramente perder peso. Não é fácil mas vale a pena!!!

Assista uma entrevista dada na rede vida onde mostramos o balão cheio :   http://migre.me/69DJv

Telefone: 50521087

Grande abraço,
Dr. Sérgio A. Barrichello Jr.
Medico cirurgião geral
Endoscopista formado pelo HCFMUSP
Titulo de especialista pela Sociedade Brasileira de Endoscopia.

Dr. Thiago Souza
Médico Cirurgião geral
Endoscopista formado pelo HACFMUSP
Titulo de especialista pela sociedade Brasileira de endoscopia
Doutor em cirurgia do aparelho digestivo pelo HCFMUSP

36 comentários em “Balão intragástrico: Mitos e Verdades com Dr. Sérgio Barrichello”

    1. Marque uma consulta conosco, assim posso lhe dar detalhes dos custos e facilitar de acordo com sua conveniência.
      Grande abraço,
      Dr. Sérgio Barrichello

      Curtir

    1. Boa noite Roberto os custos do procedimento variam de 9 a 12 mil reais aproximadamente. Agende uma consulta conosco e podemos lhe mostrar todos os detalhes.
      Nosso telefone é 50521087 ou 78707000
      Não lhe cobraremos a consulta.
      Grande abraço,
      Dr. Mario Silva
      Dr. Sérgio Barrichello

      Curtir

  1. Boa Tarde!

    Estou a procura de uma clinica para colocação do balão, gostaria de saber mais ou menos o valor para coloca-lo? A avaliação é gratuita?

    Michelle

    Curtir

    1. Boa noite Michelle, os valores do variam bastante. Uma média de preço é a partirde 10 mil reais. As formas de pagamento sao as mais flexíveis.
      Venha nos fazer uma visita gratuita,
      Abraço Dr. Mario Eduardo.
      Tel: 50521087

      Curtir

  2. Tenho 53 anos, sempre pratiquei exercícios físicos, academia e natação. O ganho de peso é muito rápido quando deixo de nadar, por exemplo. Quando ganho peso preciso malhar muito para permanecer no peso que ganhei. É muito difícil perder. Fui ganhando lentamente em 10 anos, 22 kg. Está fazendo 1ano que não pratico exercício físico, devido aos freqüentes mal-estares ocasionados pela menopausa.
    Neste período ganhei 9 kg. Tenho 1,59m de altura com 72kg. Gostaria muito de colocar o balão e voltar aos meus 50kg e com a disposição física que tinha. Tenho uma hérnia de hiato de 3cm, a esofagite erosiva moderada e uma gastrite erosiva de antro( resultados dos últimos exames realizados em abril de 2012. Gostaria, Dr. Sergio , que comentasse a respeito. Grata.

    Curtir

    1. Boa noite Maria Celia, não tenha dúvida que apesar de jovem, você começa a sentir o peso dos anos… O metabolismo lentifica e a perda é mais difícil. O balão é sim uma boa opção no seu caso mas certamente voce precisa voltar a se exercitar principalmente com ganho de massa magra.
      Trabalho com 3 cm o valor máximo mas ainda praticado para usar o balão… Existem colega que tem o imite de 4 cm.
      Deve-se tratar a esofagite e fazer uma profilaxia medicamentosa para amenizar sintomas. Muitas vezes cm perda de peso a hérnia hiatal até diminui um pouco.
      Faça-nos uma visita sem custo.
      50521087
      Abraços, Dr. Mario Eduardo

      Curtir

    1. Depende do tamanho da hérnia! Eu só passo em hérnias menores que 3,5 cm… Os sinomas iniciais podem ser mais intensos em pacientes com grandes hérnias , alem de existirem outros problemas técnicos!
      Abraços,
      Dr. Sérgio Barrichello

      Curtir

  3. ola doutor tenho 33 anos depois que tive uma grande perda na familía comecei a engorda meu peso a 6 anos atrás era de 61 kg hoje estou com 99 tentei varios regimes mas nenhum funcionou tenho muitos problemas meus pés incham sinto dores no joelho fora o cansaço ultimamente estou com dores na coluna pelo fato do peso que tenho se eu colocasse o balão você acha que eu poderia emagrecer até 40 kg em 6 meses ? e gostaria de saber quanto custaria colocar o balão e também seu eu emagrecer se ficaria com muito excesso de pele
    uma boa tarde elizete.

    Curtir

    1. Bom dia Elizete, desculpe a demora na resposta! A sobra de pele depende do volume de gordura atual! Mas acho que deve considerar um passo por vez!
      Os valores variam de hospital para hospital! Quando eu acompanho o valor varia de 9,5 a 25 mil reais. Esse valor conta com o hospital incluso, mas como pode observar os valores são bastante variáveis!
      O importante é escolher bem quem vai trabalhar com você, estar em um hospital decente e com anestesista. Marque uma consulta comigo ou com o Dr. Mário para que vc possa entender os detalhes!
      Grande abraço
      Dr. Sérgio

      Curtir

  4. Olá, moro no rio de janeiro. Tenho 53 anos, meço 1,53 cm e estou bem acima do meu peso, 79 k. Posso fazer o procedimento? Como o senhor atende em são Paulo, poderia me indicar um profissional para fazer, se for o caso, o procedimento. Obrigada.

    Curtir

  5. Olá, moro no rio de janeiro. Tenho 53 anos, meço 1,53 cm e estou bem acima do meu peso, 79 k. Posso fazer o procedimento? Como o senhor atende em são Paulo, poderia me indicar um profissional para fazer, se for o caso, o procedimento aqui no rio de janeiro. Obrigada.

    Curtir

  6. Fui indicada pelo médico para colocar balão para perder o peso que ganhei na gravidez . Estou amamentando , meu bebê está com sete meses, já come papinhas e sucos , ou seja não está em amamentação exclusiva . Tem algum impedimento ? Estou com 1,61 de altura e peso 86 kgs. Adoraria marcar com sua equipe !

    Curtir

    1. Oi Katia!! O ideal é ficar 24 h sem amamentar! A opção seria armazenar leite!
      Marque uma consulta conosco!! Esse mês estamos atendendo sem cobrar consulta!!!
      Tel 26382098
      Assine meu canal do YouTube, certamente vai gostar!!
      Bj

      Curtir

  7. Moro no interior de MG e sempre quis colocar esse balão . Atualmente tem um endoscopista na minha cidade que coloca o balão. O de 6 meses é 6mil. Tenho medo de fazer este gasto e não emagrecer os 20 kg que gostaria. Pesei hj e estou com 91,5 para 1,70 m e um hidtorico de dietas que hj não consigo mais fazer. Não posso fazer atividades de impacto Pq tenho artrose nos joelhos, faço hidroginastica 3 vezes por semana, será que acrescentar a natação resolveria ?
    Obrigada , aguardo resposta

    Curtir

  8. Já pesquisei muito sobre o balão ,e vi muito pouco (na verdade quase nada )sobre a colonização por fungos ,e hiperinsuflação do balão !sera que é tao raro assim os casos ou os médicos evitam falar?

    Curtir

    1. Se você busca informações consistentes a internet deixa um pouco a desejar mesmo! sugiro marcar uma consulta.
      Os fungos ocorrem com frequência razoável, mas nada implica no tratamento, a hiperinsuflacão é rara, menos de 1% certamente é ninguém sabe dizer a causa.

      Curtir

      1. Dr como é possível que as bactérias ou fungos possam entrar dentro do balão ? se o mesmo não esta furado ?
        E se uma pessoa teve uma vez hiperinsuflação e fez a troca do balão verdade que as chances de ter novamente são grandes ?

        Curtir

Deixe um comentário